MARCAS E HISTÓRIAS: KISS

Depois do fim do grupo Wicked LesterPaul Stanley e Gene Simmons decidiram criar uma nova banda para ser um supergrupo. Para isso, colocaram anúncios em jornais e revistas para achar novos músicos. O baterista Peter Criss respondeu a um destes anúncios para fazer o teste pra banda. Como o rapaz estava bem vestido, eles lhe perguntaram se ele iria fantasiado de mulher a um show, e com uma resposta afirmativa o aceitaram na banda, mas ainda era preciso um guitarrista solo na banda, já que Stanley não sabia solar. No dia do teste, apareceu um rapaz que chegou cortando fila, vestido de forma estranha, com um tênis de cada cor e calça rasgada. Simmons pensou que se tratava de um mendigo, à primeira vista, mas estava segurando uma guitarra. Alertaram-no que ele não podia cortar fila, então foi esperar sua vez. Quando o chamaram para mostrar suas habilidades, impressionou a todos e assegurou um lugar na banda. Seu nome era Paul Daniel Frehley, mas acabou virando Ace Frehley pois já havia um Paul na banda.

Faltava o nome para a banda e queriam um nome simples, fácil de ser lembrando, e acabaram se inspirando num concurso de beijo de Nova Iorque, daí veio KISS. Eles esconderam por anos a fio a verdadeira identidade. Para definir o figurino da banda, mesclaram elementos de super-heróis em quadrinhos com personagens do teatro japonês. Usando botas com saltos enormes, tornaram-se então: "The Starchild" (Stanley), "The Demon" (Simmons), "Space Man" (Frehley) e "The Catman" (Criss). Frehley que gostava de artes, pintou o primeiro logo da banda.

Os primeiros concertos, com os membros já maquiados e trajados a seu modo, ocorreram no "New York Coventry Club", e os cachês corresponderam a 35 dólares por noite. Em 1973, ainda tocando composições próprias pelas noites de Nova Iorque, foram descobertos por Bill Aucoin e no mesmo ano assinaram contrato com a recém-inaugurada Casablanca Records.

A língua de Simmons acabou se tornando uma característica da banda. Além disso, os efeitos especiais sonoros, de luzes e fumaça aliados a velas acesas e um imenso letreiro luminoso contendo o logótipo da banda eram atrações nas apresentações. Ainda em 1973, na cidade de Nova Iorque aconteceria o primeiro show de grande porte. Para tanto, eles contrataram a popular banda Brats para abrir o show e mandaram convites à imprensa em nome do KISS e, mesmo endividados, alugaram uma limusine para chegar ao local do show.

Em Fevereiro de 1974, lançaram seu primeiro álbum intitulado apenas Kiss. Ele trazia uma capa parodiando Meet the Beatles!. A princípio o álbum foi um fracasso, mas em uma jogada da gravadora, eles correram para o estúdio novamente e gravaram uma versão cover de "Kissin' Time", um sucesso de Bobby Rydell de 1959, e o incluíram nas futuras prensagens do disco, que ocorreram a partir de maio do mesmo ano. Além disso, para promover o disco, a gravadora realizou um concurso de beijos. Então, ao som da música recém gravada, premiariam o casal que permanecesse mais tempo se beijando.

Tal empreitada foi um fiasco e o primeiro disco não obteve sucesso, assim sendo a gravadora sugeriu que gravassem um novo álbum no mesmo ano. Ainda em 1974, saiu Hotter Than Hell. Na época, já começavam a entreter o público com atrações como Gene cuspindo fogo e expelindo sangue pela boca. Mais tarde a banda também usaria vários outros números no palco, como a guitarra de Frehley, que no meio do solo começa a soltar fumaça, rojões e depois voa. A bateria também voa nos shows. A partir da Hotter Than Hell Tour, a turnê do disco, uma mensagem acompanha todos os shows da banda. Sempre ao início de cada apresentação, um mestre de cerimônias berra a seguinte frase: "You Wanted the Best and You Got the Best. The Hottest Band in the World, Kiss!" - , em tradução livre: "Vocês queriam o melhor e vocês conseguiram o melhor, a banda mais quente do mundo, Kiss".

Como as vendas e o sucesso não chegavam, veio a ideia de gravar mais um novo álbum de estúdio, logo no começo de 1975. Em março, lançaram Dressed to Kill, disco que continha composições da época do Wicked Lester ("Love Her All I Can" e "She"). Foi neste disco que gravaram "Rock and Roll All Nite". Dressed to Kill traz uma capa onde aparecem os integrantes maquiados, vestidos de terno, e ainda pode-se notar que o terno de Gene Simmons é mais curto do que deveria ser,e ele usa um tamanco ao invés de um sapato. Isso ocorreu porque a roupa que Gene vestia era do próprio dono da Casablanca Records e o tamanco de sua mulher. Gene até hoje comenta que ele era o único da banda que não tinha uma roupa social na época.

Sucesso

Aproveitando o momento favorável, a gravadora, seguindo a linha de lançar dois álbuns por ano, prepara-se para colocar a banda novamente em estúdio, mas decidem prestar atenção aos comentários que diziam que o barato do Kiss era "ao vivo". Daí, resolveram registrar os shows que a banda faria no lendário Cobo Hall de Detroit, para lançar o Alive! que foi primeiro álbum da banda a obter Disco de Ouro. Kiss foi uma das primeiras bandas a lançar um álbum duplo gravado ao vivo. Anos depois, a banda lançou Alive II em 1977Alive III em 1993; e em 2003, o Symphony: Alive IV, em um concerto que ocorreu junto com a Orquestra Sinfônica de Melbourne.

Com o sucesso de Alive! o Kiss em 1976 entrou em estúdio para gravar um novo álbum, desta vez com status de grande banda, contrataram Bob Ezrin para produzir Destroyer. A capa de Destroyer trazia o primeiro flerte da banda com o mundo da ficção, eles eram desenhados no como heróis em quadrinhos. A banda que até então tinha apenas "Rock and Roll All Nite" como hit, emplacaria "Detroit Rock City", "Shout It out Loud", "God of Thunder" e a balada "Beth", composta por Peter Criss. A partir dai o Kiss ficou conhecido mundialmente, na Europa e principalmente no Japão, onde a gravadora lançou o box The Originals.

Com o sucesso, o Kiss começa a aparecer frequentemente nas TV americanas. Nesta fase, surge o empresário Bill Aucoin, renomado profissional que passa a controlar os negócios do Kiss, desde posters até camisinhas. Funda-se o Kiss Army, o fã-clube oficial da banda.

No segundo semestre do mesmo ano, a banda solta uma nova bolacha: Rock and Roll Over, com hits como "Hard Luck Woman", "I Want You" e "Calling Dr Love". Com a Rock and Roll Over Tour, o Kiss vai pela primeira vez para o Japão.

Em 1977 lançaram Love Gun. Voltando ao esquema de superprodução utilizado em Destroyer, a capa do disco é novamente referência a personagens de quadrinhos. No desenho estão os quatro integrantes da banda em pé, com mulheres a seus pés. A faixa "Christine 16" trazia o até então desconhecido Eddie Van Halen na guitarra solo, além da primeira canção cantada por Ace: "Shock Me". Em um dos concertos dessa turnê, Gene Simmons mais uma vez queima o cabelo. No mesmo ano lançaram Alive II, mais um ao vivo, só que este possui no lado B do segundo disco quatro canções inéditas. Ace só gravou a guitarra em uma dessas músicas, "Rocket Ride", que ele mesmo canta. As outras, quem gravou foi Bob Kulick, amigo pessoal da banda. Foi pedido a Bob Kulick que tocasse de forma similar a Ace, para que o som não soasse diferente. Nessa época já havia muitos produtos do Kiss. A Marvel Comics percebendo o potencial demonstrado nas capas, faria uma proposta para lançar uma revista em quadrinhos do Kiss. Proposta aceita, a banda faria uma campanha promocional divulgando que juntamente da tinta vermelha usada para fazer a revista, tinha o sangue de cada um dos membros do grupo.

A turnê do Kiss envolvia cerca de 50 pessoas na equipe, dentre elas havia um "batedor", cuja função era providenciar hotel, limusines e alimentação especial para cada um dos integrantes (Paul Stanley exigia comida japonesa, Ace preferia pratos vegetarianos, etc); um chefe de segurança; um produtor responsável pela movimentação da equipe e do equipamento; um manager de palco; um figurinista, responsável também pela maquiagem; um técnico em efeitos especiais; um técnico para guitarra, outro para baixo e um para bateria; três carpinteiros; um motorista; um tesoureiro e um produtor geral, responsável por toda a equipe. O equipamento envolvia 16 toneladas de equipamento pessoal; 24 toneladas de som; 17 toneladas de luz; e 18 toneladas de cenário. Com isso, a produção se tornava milionária. Com o som e a iluminação eram gastos um milhão de dólares e só o custo do cenário estava avaliado em cerca de 1,1 milhão. Eram necessárias 24 horas de trabalho para montar toda a estrutura do show. Tudo ficava preestabelecido nos contratos, desde a dimensão do local escolhido para a apresentação até caracterizações detalhadas sobre os camarins. E de escasso, o dinheiro passou a ser abundante, nessa época a banda também já possuía seu próprio avião, chamado "Of Course". Desde 1975 até 1980, o grupo Kiss já havia percorrido cerca de 3 milhões de km.

Em 1978, a banda já se encontrava estafada. A banda resolve dar um tempo, e a gravadora lança duas coletâneas: Double Platinum e, exclusivamente no Japão, o box The Originals II. Para evitar a separação que a cada dia se tornava mais evidente, tendo em vista que Peter e Ace começavam a pensar em trabalhos solos, Gene e Paul sugerem a Peter, Ace e agravadora o lançamento de um álbum solo de cada integrante, mas sem desvinculação da banda. No mesmo ano, aproveitando o embalo dos gibis, a banda é convidada a realizar um filme, com o propósito de serem transformados em super-heróis. Kiss Meets the Phantom of the Park tem o roteiro baseado em mostrar os quatro heróis travando uma luta contra um vilão de um parque de diversões que criou bonecos iguais a eles para fazerem o mal.

Fase experimental e declínio

Após o lançamento e a repercussão dos álbuns solos, Peter parecia decidido a abandonar o barco. A produção do próximo álbum da banda, Dynasty, ficaria a cargo de Vini Poncia, o mesmo responsável pela produção do disco solo de Peter. Eventualmente, a banda decide optar por um baterista substituto. O convidado foi Anton Fig, que tocou no disco solo de Ace. Peter só chegou a gravar "Dirty Livin", música que ele mesmo canta e que já estava pronta antes de decidirem que ele não deveria mais tocar no álbum. Esse disco trazia o hit "I Was Made for Lovin' You" e o cover do Rolling Stones, "2.000 Man".

A banda começa a investir em videos promocionais. Começaram a gravar ainda em 1979 o sucessor do DinastyUnmasked foi gravado novamente por Anton Fig e lançado em 1980. Peter não participou da gravação de nenhuma música apesar de figurar no videoclipe de "Shandi" e na arte da capa do álbum, onde novamente a banda recorre às histórias em quadrinhos. Logo após o lancamento do videoclipe, Peter Criss saiu da banda, e em seu lugar entrou o baterista Eric Carr, que participou da turnê do disco.

Em 1981, o Kiss lança Music from "The Elder", também conhecido apenas como The Elder. Pela primeira vez desde seu surgimento, via-se uma foto da banda com os integrantes de cabelos curtos e com roupas mais discretas, apesar de continuarem utilizando as maquiagens. Contrataram novamente o produtor Bob Ezrin (do Destroyer), que idealizou o álbum. Eric Carr foi substituído na faixa "I" por Allan Schwartzberg, integrante da Hollywood Vampires (banda de apoio de Alice Cooper em 1976) e havia participado do álbum solo de Gene Simmons e de Peter Criss. O álbum tinha como base ser um disco conceitual baseado na história de um menino que é escolhido para lutar contra as forças do mal. Lou Reed, ex-Velvet Underground, ajudou a escrever três faixas: "Dark Light", "Mr. Blackwell" e "A World Without Heroes". Este álbum não teve turnê, limitando-se a duas músicas executadas ao vivo durante um programa de televisão. Após isso, o Kiss só tocou novamente uma música desse álbum durante uma apresentação. Foi no MTV Unplugged, de 1996, 15 anos após o lançamento do álbum.

RessurreiçãoEditar

No começo de 1982, lançaram a coletânea Killers. Com quatro músicas inéditas, o álbum não foi lançado nos EUA. Ace não participou de nenhuma delas, e Bob Kulick gravou as músicas em seu lugar. Um pouco antes das gravações de Creatures of the Night, ainda em 1982, Ace Frehley sofreu um acidente de automóvel e se afastou de vez, aparecendo no estúdio de vez em quando para ver como as coisas iam. No período de composição e gravação, vários outros guitarristas foram chamados para substituí-lo, sendo Vincent Cusano o escolhido. No que diz respeito ao disco, que saiu quase no final do ano, Ace não toca em nenhuma música do álbum, mas aparece na capa. Após o lançamento, ele também participa de videos ("I Love It Loud" e "Creatures of the Night").

Posteriormente, Ace deixou a banda. Novamente o anúncio de um novo concurso surgiu, diversos guitarristas tentariam a sorte, dentre eles, futuras estrelas como Richie Sambora (Bon Jovi) e Steve Farris (Mr. Mister). O escolhido seria Vinnie Vincent. Vinnie foi apresentado na festa de ano-novo de 1983, ele usava uma chave de Ankh no rosto e assumiu o personagem "Warrior". A maquiagem seria de Paul Stanley, que planejava aposentar sua estrela.

Em junho de 1983, a banda foi para Brasil e realizou três shows nos estados do Rio de JaneiroSão PauloMinas Gerais). No Rio, o show foi realizado no até então maior estádio de futebol do mundo (Maracanã), com aproximadamente 250 mil pessoas no primeiro show da turnê, pelo menos 30% através da "janela", já que houve invasão e arrombamento de portões nos três shows. O primeiro show teve cobertura do canal televisivo Rede Globo que fez até um especial com a banda.

Era sem maquiagem e retorno

Após deixar o Brasil, a banda retornou para os Estados Unidos disposta a recuperar seu prestígio. Decidiram tirar a maquiagem e abandonar a história de super-heróis, histórias em quadrinhos etc., e se tornar apenas uma banda de rock. A retirada da maquiagem foi feita na MTV, e logo após isso, a banda lança Lick It Up visando o novo mercado que surgia.

Os problemas na banda começavam a acontecer em razão de Vinnie Vincent contestar sua posição na banda (ele não era tratado como integrante oficial e recebia salário). Vinnie chegou a pedir demissão pois iria formar sua própria banda, mas foi persuadido por Paul em razão de alguns shows que estavam marcados. Uma pequena turnê do álbum ocorreu, como uma continuação da turnê anterior. Esses shows aconteceram na Europa e no Canadá, além de alguns shows nos Estados Unidos.

Após o fim desta mini turnê, Vinnie foi demitido. A banda já tinha um substituto, Mark St. John, um guitarrista canadense. Com ele, a banda grava Animalize, o primeiro disco do Kiss lançado simultaneamente em CD. O disco seria o primeiro pelo selo Mercury da Polygram. Mark fez apenas um show completo, em Baltimore (Estados Unidos), que se tornou uma raridade, e foi suficiente para a banda perceber que ele era uma peça fora do quebra cabeça. Mark assim que entrou em turnê, desenvolveu a síndrome de Reither, que inchou sua mão. Ele passou a dividir os shows com Bruce Kulick, e ao fim da turnê, foi despedido. Pouco tempo depois ele estaria tocando com outra banda (White Tiger). Mark St. John morreu no dia 5 de abril de 2007, aparentemente de uma hemorragia cerebral.

Gene e Paul resolveram eventualmente efetivar Bruce Kulick. Em 1985, lançaram Asylum. No mesmo ano, Gene Simmons criaria sua própria gravadora, Simmons Records. Depois de um ano sem lançar nenhum disco, fazendo apenas um home video chamado Exposed, a banda voltaria para o estúdio, e gravariam mais um álbum. Seria a primeira vez na história da banda, desde a formação original, que um mesmo line-up faria dois álbuns seguidos. O álbum veio em 1987: Crazy Nights. Produzido por Ron Nevison. No ano seguinte, a gravadora resolve lançar a coletânea Smashes, Thrashes & Hits, com duas músicas inéditas ("Let's Put the X in Sex" e "(You Make Me) Rock Hard") e uma nova versão para "Beth", cantada dessa vez por Eric Carr. A banda seria convidada para tocar no Monsters of Rock dividindo as atenções com o headliner Iron Maiden, banda de heavy metal da Inglaterra. O Kiss fecha a década lançando em 1989 o disco Hot in the Shade. As faixas "Rise to It", "Hide Your Heart" e "Forever" ganharam video clips, essa ultima de autoria de Paul juntamente de Michael Bolton. Após a turnê, Paul Stanley embarcou para uma turnê solo acompanhado de Bob Kulick e Eric Singer.

Anos 90

Em Abril de 1991Eric Carr descobre que possuia um raro tipo de câncer no coração e começa a fazer tratamento. O Kiss é convidado para participar da trilha sonora do filme Bill & Ted. A música escolhida é "God Gave Rock and Roll to You II". O video desta banda seria a ultima participação de Eric Carr como integrante pois no dia 24 de Novembro, seis meses após descobrir a doença, ele morre durante uma cirurgia. A morte de Eric coincidiu com a de Freddie Mercury, vocalista da banda inglesa Queen.

A banda então recruta Eric Singer para o posto. Além de ter tocado na tour solo de Paul, havia ajudado a banda nas gravações de "God Gave Rock and Roll to You II" e estava familiarizado com o repertório e com a banda em si.

Revenge foi lançado em 1992. Vinnie e Gene ensaiaram uma reaproximação um ano antes, o que resultou nas músicas "Heart of Chrome", "Unholy", e "I Just Wanna", essas duas últimas foram lançadas como singles. No clipe, Bruce utiliza uma Flying V, modelo que Vinnie utilizava. No ano seguinte, 1993, aproveitando a turnê de Revenge, lançaram mais um ao vivo, Alive III. Um home video chamado Konfidential traz trechos desse show. Em 27 de agosto de 1994, o Kiss volta ao Brasil pela segunda vez. Eles tocam no festival Philips Monsters of Rock, como atração principal. O show foi em São Paulo, no Estádio do Pacaembu.

Em 1995, a MTV convida o Kiss a fazer um álbum acústico, da série Unplugged da MTV. Gravado no dia 9 de Agosto de 1995, nos estúdios da Sony, o álbum Kiss Unplugged contou com a presença dos integrantes originais Peter Criss e Ace Frehley. O álbum ganhou uma versão em DVD e, posteriormente, um DVD sem cortes. O Kiss já vinha fazendo essas apresentações em eventos organizados pelos fãs, as Kiss Conventions, partindo daí o interesse da MTV em convidá-los para o especial. O show, apesar de ser realizado pelos músicos de cara limpa, era um tributo à fase mascarada. O palco era decorado com a capa de Rock and Roll Over no chão, e ao fundo, no alto, bonecos com os personagens de cada um que passou pela banda, menos o "Warrior" de Vinnie Vincent, que havia naquele mesmo ano ter entrado com processo na justiça contra Gene e a banda. Daquele ano em diante, a banda não tocaria mais nenhuma faixa escrita por Vinnie. Ainda no mesmo ano, o Kiss grava o álbum Carnival of Souls: The Final Sessions.

ReuniãoEditar

Kiss em Paris em 1999.

O Kiss decidiu voltar à formação original, com as maquiagens. E assim, Gene e Paul, agora novamente com Peter, Ace e as maquiagens, saíram em uma turnê mundial que recebeu o nome de Alive/WorldWide Tour. No primeiro concerto dessa turnê, no estádio do Tiger em Detroit, os 77 mil ingressos oferecidos foram vendidos em 45 minutos. Em 1997 o Kiss lança o engavetado Carnival of Souls: The Final Sessions, gravado ainda com Bruce e Singer.

Psycho Circus, lançado em 1998 vem com uma nova turnê. Posteriormente, foi lançada uma versão dupla do álbum, cujo segundo disco continha músicas gravadas durante um concerto da turnê, a Psycho Circus Tour, que teve dois concertos no Brasil, um em Porto Alegre, no Jockey Club; e outro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, ambos em 1999.

No ano de 2000, o Kiss anuncia uma Farewell Tour, que seria a turnê de despedida da banda. No meio da turnê Peter Criss teve que se ausentar por problemas de artrite, e em seu lugar voltou o ex-baterista da banda Eric Singer, desta vez com a maquiagem de Peter. Após a turnê, que deveria ser a última, o Kiss decide fazer um novo álbum ao vivo, este que seria junto com a Orquestra Sinfônica de Melbourne.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARCAS E HISTÓRIAS: LOJAS AMERICANAS

MARCAS E HISTÓRIAS: IPIRANGA

MARCAS E HISTÓRIAS: GUARANÁ KUAT