MARCAS E HISTÓRIAS: SKOL


Alegoria de uma latinha de Skol, no Carnaval de Salvador, 2007.

Latas de Skol e mesa com logomarca

Na Fórmula 1, a Skol patrocinou a Escuderia Fittipaldi, em 1980

Carreta na BR-343.
A cerveja Skol Pilsen foi lançada em 1959 na Europa e chegou ao Brasil em 1967, sob licença, após alcançar grandes resultados no velho continente. Inicialmente foi a Cervejaria Rio Claro, fabricante da Caracu, que lançou o produto no Brasil, e na sequência a Brahma adquiriu a marca para uso exclusivamente no país. Sua história é marcada por inovações que revolucionaram o setor. Em 1971 lançou a primeira lata em folha-de-flandres. Também foi pioneira ao lançar a primeira lata de alumínio em 1989. Em 1993 lançou a Skol Pilsen em lata de 500.ml e a garrafa long neck com tampa de rosca.

Junto do padrão internacional de embalagens descartáveis, lançou em 1996 a embalagem long neck de 355ml de conteúdo. Em 1997 trouxe ao mercado a primeira lata com boca redonda. Em 1998 iniciou um período de campanhas publicitárias maciças. Como patrocinadora oficial do Campeonato Brasileiro de Supercross, trouxe ao Brasil, em 1999 o campeão mundial Jeremy Macgrath. Ainda em 1997 ocorreu o Skol Rock, evento que reuniu bandas inéditas.[3]

Em 2000 também ocorreu a primeira edição do Skol Beats, evento patrocinado pela Skol que reuniu grandes astros da música eletrônica em Curitiba e São Paulo. O Skol Rock não se perdeu e foi resgatado em festas em Curitiba e no interior de São Paulo. 2002 chegou com uma embalagem especialmente desenvolvida para o verão.

Também foi lançado uma extensão de linha da cerveja: Beats. Este foi feito com base no que o consumidor quer para festas de agito. Trouxe mudanças no sabor e no teor alcoólico e uma embalagem long neck de 330 ml transparente.

Em outubro de 2006 foi criada a cerveja Skol Lemon,[4] com baixo teor alcoólico e limonada (mesma alemã Becks Lemon). Esta teve aceitação dividida entre o público. Lançou propagandas bem humoradas e carismáticas, sendo seu mais recente sucesso uma campanha para o verão 2006/2007 em que um grupo de amigos faz brincadeiras uns com os outros e que vão guardar lembranças pro resto da vida; reforçando a ideia jovem, público alvo da cerveja.

Recentemente a Skol lançou sua versão 360. Destinada para quem consome cerveja e comida juntas, evitando a sensação de sentir-se inchado.

Também foi lançado em garrafa a Skol Litrão. O consumidor pode trocar a garrafa de cerveja vazia Skol Litro por uma nova cheia no supermercado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARCAS E HISTÓRIAS: LOJAS AMERICANAS

MARCAS E HISTÓRIAS: IPIRANGA

MARCAS E HISTÓRIAS: GUARANÁ KUAT