MARCAS E HISTÓRIAS: RENNER

Toda a família residia em São Sebastião do Caí, uma cidade a 60km da capital gaúcha. Anos depois, morando em Porto Alegre, decidiu investir na indústria fabril, abrindo uma fábrica no bairro Navegantes e produzindo capas de pura lã masculinas. Depois a Renner começou a ampliar e a diversificar suas atividades empresariais, com plantações de linho - matéria-prima para a fabricação de trajes masculinos - que inspiraram o primeiro conceito empresarial lembrado: "Renner, a boa roupa, ponto a ponto". Em 1922, abre o primeiro posto de venda da fábrica, na Rua Doutor Flores em Porto Alegre. Com o tempo, as Lojas Renner inclui departamentos de eletroportáteis, bazar e artigos para presente, móveis, utensílios para o lar, artigos esportivos, cama, mesa e banho e já em 1945, inaugurou a primeira loja de departamentos - Loja Otávio Rocha.

Independência do Grupo A.J. Renner

Em 1965 devido ao crescimento das Lojas Renner o Grupo A.J. Renner optou por desmembrar as diferentes empresas que o formavam, ocasião em que foi então constituída a companhia Lojas Renner S.A. Dois anos depois, em 1967, Lojas Renner já se transformava em uma empresa de capital aberto. Em 1990 as Lojas Renner passam por uma profunda reestruturação, passando a operar no formato de loja de departamentos especializada em moda e é implantada a Filosofia de Encantamento - segundo a qual não basta satisfazer, mas superar as expectativas dos clientes. Nesta mesma década, a Renner expandiu suas operações para além do Rio Grande do Sul, chegando a Santa CatarinaParanáSão PauloRio de JaneiroMinas Gerais e para o Distrito Federal. Em 1991, quando iniciou o processo de reestruturação, a companhia contava com oito lojas e, até novembro de 1998, já havia inaugurado 13 novas lojas, totalizando 21 unidades; O processo de expansão começou em 1994, no estado de Santa Catarina, em 1996 inaugurou-se a primeira loja no estado do Paraná e por fim já em 1997, inauguraram-se as primeiras lojas no estado de São Paulo.

J.C. Penney

Em dezembro de 1998, a J.C. Penney Brazil Inc. subsidiária de uma das maiores redes de lojas de departamentos dos EUA, adquiriu o controle acionário da companhia com isto a obteve acesso a fornecedores internacionais, a consultoria de especialistas na escolha de pontos comerciais, bem como a adoção de procedimentos e controles internos diferenciados. Dessa forma, a Renner intensificou seu processo de expansão inaugurando mais de 30 unidades da empresa no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Com a implantação do conceito de lifestyle nas coleções e nas lojas, em 2002, as coleções passam a ser desenvolvidas por estilos de vida e compostas por marcas próprias que refletem um jeito de ser e de vestir, com base em atitudes, interesses, valores, personalidades e hábitos dos clientes. As lojas também passam a expor os produtos de forma coordenada, facilitando a escolha do consumidor e otimizando o seu tempo de compras. Em junho de 2005, ocasião em que a companhia já atuava com 64 pontos-de-venda, a JC Penney, em conjunto com os administradores das Lojas Renner, optou pela venda do controle da companhia através de oferta pública de ações na B3. As Lojas Renner entraram então na B3 como a primeira companhia no país a ter seu capital pulverizado e aproximadamente 100% das ações em circulação.[9]

Corporação

Camicado Houseware.

Em 2011, durante uma pesquisa realizada pela Aon Hewitt e publicada na revista Valor Econômico, a Renner foi escolhida como a segunda melhor empresa brasileira em gestão de pessoas, dentre as quais possuem mais de 10.000 funcionários, ficando atrás somente da AmBev. Também no mesmo ano, as Lojas Renner, buscando atender uma demanda de seus clientes mais antigos, habituados com o antigo formato de bazar da varejista, consolidou a compra da Camicado, focada no segmento de casa e decoração.

Caso Ilha Plaza Shopping

No dia 06 de Agosto de 2020 o jovem Matheus Fernandes foi vítima de racismo e violência por seguranças armados dentro das dependências das Lojas Renner, o caso ganhou rapidamente repercussão internacional e viralizou pelas redes sociais que logo ganhou repercussão na mídia tradicional brasileira. [10]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARCAS E HISTÓRIAS: LOJAS AMERICANAS

MARCAS E HISTÓRIAS: IPIRANGA

MARCAS E HISTÓRIAS: GUARANÁ KUAT