MARCAS E HISTÓRIAS: MOTOROLA

A Motorola iniciou suas atividades em ChicagoIllinois, como Galvin Manufacturing Corporation em 1928, quando os irmãos Paul V. Galvin e Joseph E. Galvin compraram o projeto e o maquinário da falida empresa Stewart Battery Company, especializada na fabricação de eliminadores de bateria.

Os primeiros produtos fabricados pela Motorola foram eliminadores de bateria (aparelhos destinados a radios movidos a bateria a funcionarem com o uso de eletricidade doméstica). Devido aos avanços da tecnologia, os eliminadores de bateria tornaram-se rapidamente obsoletos. Paul Galvin tomou conhecimento de que alguns técnicos em rádio instalavam esses aparelhos em automóveis. Desafiou, então, seus técnicos a fazer um projeto de rádio automotivo que fosse de preço baixo e que pudesse ser instalado na maioria dos automóveis. Sua equipe foi bem sucedida e Galvin pôde apresentar, em junho de 1930, um modelo de rádio automotivo na Convenção da Radio Manufacturers Association, realizada em Atlantic CityNew Jersey. Ele levou de volta a Chicago número suficiente de encomendas que pudessem manter a empresa nesse ramo de negócios.

Para identificar o novo produto da empresa, Paul Galvin criou o nome Motorola, juntando a palavra "motor" (de automotor) com o sufixo "ola". Esse sufixo era popular à época, formando nomes conhecidos, como Moviolaradiolavitrola etc. A empresa vendeu seu primeiro rádio automotivo com a marca Motorola ainda no mês de junho de 1930.

A marca Motorola tornou-se tão conhecida que a Galvin Manufacturing Corporation decidiu alterar seu nome para Motorola, Inc. em 1947. A empresa é baseada em Schaumburg, Illinois, um subúrbio de Chicago.

A Motorola no ano de 1930 começou a vender receptores de rádio em carros para departamentos de polícia. A empresa foi pioneira em apresentar ao mercado um rádio FM direcional portátil, usado pelo exército americano durante a II Guerra Mundial.[3][4]

Pós II Guerra Mundial

No ano de 1944, a Motorola começou a produzir rádios transmissores para taxistas, o primeiro sistema de comunicações FM comercial dos Estados Unidos.

Em 1956, Robert W. Galvin filho de Paul V. Galvin, fundador da empresa, torna-se presidente da Motorola Inc., após a morte de seu pai em 1959, Bob assumiu total liderança da empresa, logo em 1958 a empresa lançou o Motrac, o primeiro rádio bidirecional veicular do mundo com receptor e fornecimento de energia transistorizado. Seu baixo consumo de energia permitia que o rádio funcionasse sem precisar ligar o motor do veículo.[5]

Dr. Martin Cooper da Motorola fez a primeira chamada móvel portátil privado de telefone em um modelo de protótipo maior, em 1973. Esta foto é uma reconstituição feita em 2007.

Em 1969, Neil Armstrong direto da Lua, utilizando um aparelho de telecomunicações da Motorola, transmitiu-se as primeiras palavras da Lua à Terra durante a missão Apollo 11.

Em 1973, a companhia teve seu passo mais importante ao lançar um dispositivo móvel para comunicações voltado para o consumo pessoal, o telefone celular, pouco tempo depois em 1977, foi colocado em teste um sistema radiotelefônico chamado de “celular”. Após diversos estudos, a Motorola começou a ficar mais envolvida no ramo de celulares, por volta de 1996 a Motorola desenvolveu o StarTAC, um celular mais leve e menor.[5] Em 1974, a Motorola apresentou seu primeiro microprocessador, o 8-bit MC6800, utilizado em aplicações de jogoscomputação e vídeo automotivos.

Em 1976 Motorola mudou sua sede para SchaumburgIllinois.

Em 1997, é lançado o Trans European Trunked Radio, e começou a operar em alguns aeroportos da Noruega.

Em 2004 a Motorola ganha uma Medalha Nacional de Tecnologia "por mais de 75 anos de avanço tecnológico".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARCAS E HISTÓRIAS: LOJAS AMERICANAS

MARCAS E HISTÓRIAS: IPIRANGA

MARCAS E HISTÓRIAS: GUARANÁ KUAT