MARCAS E HISTÓRIAS: MERCADO LIVRE


Em março de 1999, Marcos Galperin, co-fundador e CEO, enquanto terminava seu MBA na escola de negócios da Universidade Stanford, escreveu o plano de negócios do MercadoLivre e começou a formar uma equipe de profissionais para colocá-lo em execução.

As operações do MercadoLivre na Argentina foram iniciadas em agosto de 1999, chegando aos outros países posteriormente, como descrito na tabela abaixo:

DataPaísSite
Agosto de 1999 Argentinawww.mercadolibre.com.ar/
Outubro de 1999 Brasilwww.mercadolivre.com.br/
Novembro de 1999 Méxicowww.mercadolibre.com.mx/
Dezembro de 1999 Uruguaiwww.mercadolibre.com.uy/
Fevereiro de 2000 Colômbiawww.mercadolibre.com.co/
Março de 2000 Venezuelawww.mercadolibre.com.ve/
Março de 2000 Chilewww.mercadolibre.cl/
Dezembro de 2000 Equadorwww.mercadolibre.com.ec/
Dezembro de 2004 Peruwww.mercadolibre.com.pe/
Novembro de 2006 Costa Ricawww.mercadolibre.co.cr/
Dezembro de 2006 República Dominicanawww.mercadolibre.com.do/
Dezembro de 2006 Panamáwww.mercadolibre.com.pa/

O MercadoLivre recebeu dois aportes de investimentos além do capital inicial. A primeira rodada, realizada em novembro de 1999, obteve US$ 7,6 milhões de investimentos que incluíram J.P. Morgan Partners BHCA L.P., Flatiron Fund entities e Hicks, Muse, Tate & Furst. A segunda rodada aconteceu em maio de 2000 e obteve US$ 46,7 milhões, entre outros, de Goldman Sachs entities (GS Capital Partners III, L.P., GS Capital Partners III Offshore, L.P. and Goldman Sachs & Co. Verwaltungs GmbH), Capital Riesgo Internet SCR S.A. (CRI Banco Santander Central Hispano), GE Capital Equity Investments, Inc., J.P. Morgan Partners BHCA L.P. y Hicks, Muse, Tate & Furst.

Em setembro de 2001, firmou-se uma aliança exclusiva de cinco anos com o eBay para toda a América Latina. O eBay, a maior empresa de compras e vendas pela internet do mundo e pioneira neste negócio, se converteu em um dos principais acionistas, iniciando um trabalho em conjunto com o MercadoLivre para oferecer um melhor serviço à comunidade de usuários da América Latina, mediante o acesso a certos conhecimentos técnicos e experiência, que aceleraram alguns aspectos do desenvolvimento do MercadoLivre. A aliança foi concluída em setembro de 2006.

Em novembro de 2002, o MercadoLivre adquiriu alguns ativos estratégicos do Lokau.com, uma plataforma brasileira de negócios concorrente, incorporando todos os usuários cadastrados deste site em sua plataforma.

Em novembro de 2005, foi a vez de adquirir algumas operações de um competidor regional, DeRemate.com Inc. (Arremate, no Brasil), incluindo todas as suas operações no BrasilColômbiaEquadorMéxicoPeruUruguai e Venezuela. Em agosto de 2007, realizou a sua oferta pública inicial de ações na Nasdaq. No dia 22 de fevereiro de 2008, o MercadoLivre adquiriu 100% do CMG (Classified Media Group, Inc.), além de suas subsidiárias, que operavam como uma plataforma de classificados online dedicada principalmente à venda de automóveis por meio do site www.tucarro.com na Venezuela, Colômbia e Porto Rico; e de imóveis, na Venezuela, Colômbia, Panamá, Estados Unidos, Costa Rica e Ilhas Canárias.

Em 15 de janeiro de 2013 a empresa anunciou o MercadoLivre Envios — serviço de administração de envios.[7]

No dia 17 de março de 2020, em decorrência da pandemia de Coronavírus (COVID-19), a plataforma alterou sua logomarca de mãos dadas por toque de cotovelo. O site da marca agora estampa dois braços se cumprimentando com um toque de cotovelos, gesto que remete à restrição de contato recomendada por especialistas para conter a disseminação do vírus. A empresa escreve uma mensagem acima da nova logomarca. “Juntos. De mão dadas ou não”, afirma a companhia de e-commerce, com recomendações sobre como fazer compras sem sair de casa. [8]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARCAS E HISTÓRIAS: LOJAS AMERICANAS

MARCAS E HISTÓRIAS: IPIRANGA

MARCAS E HISTÓRIAS: GUARANÁ KUAT