MARCAS E HISTÓRIAS: HELLMANN'S
Em 1905, o imigrante alemão Richard Hellmann chegou em Nova Iorque (Estados Unidos),[1][2] onde iniciou o aperfeiçoamento da maionese e, também conhecera sua esposa Margaret, filha de donos de um pequeno mercado.
Em Nova Iorque, Richard e Margaret Hellmann inauguraram uma delicatesse (local especializado em comidas exóticas) na Avenida Columbus, onde vendiam produtos artesanais e saladas acompanhada da maionese (receita, criada na França em 1756).[1][2] Ao fim do expediente, faziam experimentos para melhorar a textura e o sabor da emulsão.
A emulsão ficou tão popular, que começou a ser comercializado separadamente das saladas, em potes de vidro.[2] O casal comercializava dois tipos de maioneses, para diferenciá-las uma delas recebeu no pote um laço de fita azul.[2]
Em 1912, como a receita do pote com laço era a mais vendida, o casal patenteou esta receita criando a marca "Maionese do Laço Azul" Hellmann's.[1][2][3] O sucesso do molho caseiro aumentou, o negócio expandiu e neste mesmo ano fundaram a primeira fábrica da Hellmann’s, transformando de caseira à industrial.[4]
Hellmann’s cresceu na Costa Leste dos Estados Unidos, enquanto a Bestfoods dominava no Oeste.
Em 1932, a Hellmann’s (subsidiária da Postum Company) uniu com a Bestfoods (subsidiária da Gold Dust),[2][5] empresa estadunidense que também comercializava vários produtos alimentares. Criando a Bestfoods-Hellmann. Chegando ao Brasil em 1962.[1][3]
Bestfoods-Hellmann são comercializados basicamente da mesma maneira. Ambas têm logotipos e websites semelhantes, e possuem o mesmo slogan em inglês: "Bring out the best." (em espanhol é "Haz una cara...Hellmann's!", no Brasil é "Hellmann's, a verdadeira maionese").[carece de fontes]
Em 2000, o grupo anglo-holandês Unilever, comprou a Best Foods,[5] que produzia a maionese Hellmann's.[6] Criando assim em termos de vendas, a maior empresa mundial do setor alimentício, superando a suíça Nestlé.[6] A compra da Bestfoods foi motivada por dois motivos:[7] permite a união de marcas líderes no setor de alimentação e produtos pessoais, e; geograficamente o mercado desta era complementar ao da Unilever, sendo a empresa americana de alimentos com maior presença internacional.[7]
Atualmente é uma empresa de condimentos alimentares diversos, que incluem além da maioneses outros molhos como: ketchup, mostarda e molhos para salada.[3]
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