MARCAS E HISTÓRIAS: VIVO

A Vivo atuou como empresa no mercado brasileiro de 13 de abril de 2003 a abril de 2012, quando passou a ser uma marca comercial da Telefônica Brasil. Teve investimentos da Telefónica e da Portugal Telecom até 28 de julho de 2010. A partir da conclusão do processo de venda de 30% da Portugal Telecom para a Telefónica por cerca de R$ 17,2 bilhões, esta última se torna a controladora da empresa com 60%. A empresa comprou o restante de ações por meio da antiga Telesp que tinha capital aberto na B3.[12]

Teve origem na junção das seguintes operadoras de celular:[13]

Banda A:

Banda B:

Licenças adquiridas posteriormente:[14]

Banda A:

Banda E:

Compra da Telemig Participações

Em 3 de agosto de 2007, a Vivo anunciou a compra da Telemig Celular, que também era proprietária da Amazônia Celular, por R$ 1,213 bilhão de reais, incorporando 4,8 milhões de clientes.[15] Dois meses após, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou a compra.[16] Posteriormente, a Vivo vendeu a Amazônia Celular para a Oi por R$ 120 milhões. Com isso, em 15 de abril de 2008, a Telemig Celular deixou de existir e passou a se chamar Vivo.[17]

Unificação da Telefônica

Todos os serviços prestados pela Telefônica Brasil foram mudados para a marca Vivo no dia 15 de abril de 2012.[18] Com isto a empresa espanhola investiu na unificação R$ 120 milhões.[19] Serão trocados 200 mil orelhões em locais estratégicos na região aonde a marca Telefônica era atuante[20], tornando a Vivo marca única da Telefônica Brasil.

Compra da GVT

Ver artigo principal: Global Village Telecom

Em 25 de março de 2015 foi aprovada a compra da Global Village Telecom pela espanhola Telefónica, por US$ 9,3 bi.[21] Com isso, em 15 de abril de 2016, a GVT deixou de existir e passou a se chamar Vivo.[22]

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