MARCAS E HISTÓRIAS: SPOTIFY

O Spotify foi desenvolvido em 2006 pela equipe da Spotify AB, em Estocolmo, Suécia.[21] A empresa foi fundada por Daniel Ek, ex-diretor técnico da Stardoll, e Martin Lorentzon, cofundador da TradeDoubler.[22] A Spotify AB é subsidiária da Spotify Ltd., com sede em Londres, no Reino Unido, que por sua vez é parte da holding Spotify Technology S.A. com domicílio legal em Luxemburgo.[23]

Lançamento

Logo original do Spotify (2008–2012).

O aplicativo Spotify foi lançado em 7 de outubro de 2008. Enquanto contas gratuitas permaneceram disponíveis por convite para gerenciar o crescimento do serviço, o lançamento abriu inscrições pagas a todos. Ao mesmo tempo, o Spotify AB anunciou acordos de licenciamento com os principais selos musicais.[24] A companhia reportou um prejuízo de 31,8 milhões de coroas suecas (4,4 milhão dólares americanos) em 2008.[25]

Em 10 de fevereiro de 2009, o Spotify abriu as inscrições gratuitas no Reino Unido.[26] As inscrições subiram após o lançamento do serviço móvel, levando o Spotify a parar as inscrições no Reino Unido durante uma parte de 2009, retornando a política para somente convidados.[27]

Evolução

Antiga sede do Spotify, em Estocolmo, Suécia.

Em 4 de março de 2009, o Spotify anunciou uma falha de segurança no serviço, pelo qual as informações da conta privada (incluindo endereços de email e o embaralhamento de senhas por sal) de membros registrados antes de 19 de dezembro de 2008 foram potencialmente expostas.[28][29][30][31]

Cartões virtuais premium (códigos premium) foram oferecidos na temporada de natal de 2009 que permitiu que os beneficiários atualizassem uma conta para o status de "Premium" para 1, 3, 6 ou 12 meses.[32]

Em 28 de janeiro de 2010, o software antivírus da Symantec marcou o Spotify como um cavalo de Troia, desativando o software em milhões de computadores.[33][34]

Em fevereiro de 2010, o Spotify recebeu um pequeno investimento da Founders Fund, onde o membro do conselho, Sean Parker foi recrutado para ajudar o Spotify em "ganhar as gravadoras no maior mercado de música do mundo".[35] Em 18 de maio de 2010, o Spotify anunciou mais dois tipos de contas disponíveis: o Spotify Unlimited, um equivalente ao Spotify Premium sem suporte móvel e outros, e o Spotify Open, uma versão reduzida dos recursos do Spotify Free, o que permitiu aos usuários ouvir 20 horas de música por mês.[36]

Durante 2010, o Spotify pagou mais de €45 milhões para seus licenciadores.[37] Em março de 2011, o Spotify anunciou que tinha um milhão de assinantes pagantes em toda a Europa,[38] dobrando em setembro para dois milhões.[39] Em 1 de setembro de 2010, o Fórum Econômico Mundial (FEM), anunciou a empresa como a pioneira em tecnologia para 2011.[40]

Em 25 de março de 2011, o Spotify removeu temporariamente a exibição de uma publicidade de fontes externas em suas contas abertas e livres, devido a um ataque que usou um explorador Java a colocar códigos maliciosos nos computadores das vítimas.[41]

Antes de sua oferta móvel livre e ilimitado, na maioria dos locais, um período de teste gratuito de seis meses foi oferecido,[42] permitindo ao usuário ouvir uma quantidade ilimitada de música bancado pela publicidade visual e radiofônica.[43] Após o período de teste, o Spotify tinha um limite de escuta de 10 horas por mês, divididos porções de 2,5 horas semanais (as horas não utilizadas transferidas).[44] Os únicos locais isentos desta regra foram Austrália, Hong Kong, Malásia, Nova Zelândia, Cingapura e Estados Unidos, onde eram suportados por anúncios de streaming, ilimitado e ininterrupto no Spotify Free.[45][46]

Uma assinatura "Unlimited" removia anúncios e limite de tempo, e uma assinatura "Premium" apresentava uma maior taxa de bitrate de streaming e acesso offline. O aplicativo podia ser usado sem uma conta premium.[47] Os usuários podiam testar o Spotify Premium por 48 horas, fazendo login pelo Spotify Mobile pela primeira vez, ou obtendo um teste de 30 dias em seu primeiro mês.[48] Uma conta ativa do Facebook era necessário para usar o Spotify se o usuário tivesse inscrito via Facebook; mas, em 30 de agosto de 2012, a opção de criar um nome de usuário pelo Spotify foi oferecida novamente.[49] Para assinaturas era necessário um cartão de crédito/débito ou PayPal em contas registradas em alguns países.[50][51] Alternativamente, cartões pré-pagos podiam ser comprados em lojas de varejo em países selecionados.[52]

Financiamento

Em 15 de abril de 2011, o Spotify anunciou através de um post no blog que iria reduzir drasticamente a quantidade de músicas que os membros Free poderiam acessar, sendo efetivado 1 de maio de 2011. O post afirmava que todos os membros Spotify Open e Spotify Free seriam transferidos para um novo produto que limitava a transmissão de áudio para 10 horas por mês. Além disso, as faixas individuais foram limitadas a cinco execuções. Os membros do Spotify Unlimited e Spotify Premium não foram afetados por esta mudança. Novos usuários foram isentos destas mudanças por seis meses.[53][54]

Em 17 de junho de 2011, foi relatado que o Spotify tinha garantido um financiamento com mais de US$ 100 milhões e planejava usar isso para auxiliar no seu lançamento nos Estados Unidos. A nova rodada de financiamentos avaliou a empresa em US$ 1 bilhão.[55]

Em 3 de abril de 2018, a Spotify estreou na NYSE, fechando o pregão em 149,01 dólares, levando o valor da empresa a 26,5 bilhões de dólares.[56]

Lançamento nos Estados Unidos

Em 14 de julho de 2011, o Spotify lançou seu serviço nos Estados Unidos, após atrasos e anos de negociações com as quatro grandes gravadoras.[57] Em 30 de novembro de 2011, o Spotify lançou o Spotify Apps e o App Finder com parceiros de lançamento, que incluía o Rolling Stone, We Are Hunted, Top10, Songkick, The Guardian, Soundrop e Last.fm.[58]

Spotify AppsEditar

Em novembro de 2011, o Spotify introduziu o serviço Spotify Apps que tornou possível para os desenvolvedores de terceiros a contribuir para aplicações HTML5 que poderiam ser hospedados dentro da área de trabalho do player Spotify. Os aplicativos fornecidos apresentavam recursos como letras sincronizadas, revisões de música e playlists por curadoria.[59]

No lançamento, os aplicativos suportados incluía o BillboardFuseThe GuardianLast.fm, Moodagent, PitchforkRolling Stone, Songkick, Soundrop, Tunewiki e We Are Hunted. Em junho de 2012, o Soundrop se tornou o primeiro app do Spotify a atrair maiores financiamentos com $3 mil dólares da Série A de financiamentos do investidor Spotify, Northzone.[60] O serviço Spotify Apps foi interrompido em outubro 2014.[61]

2012–presente

Em 29 de março de 2012, o Spotify removeu uma restrição que limitava usuários gratuitos não-americanos a executar cinco vezes uma determinada música; embora que a restrição tivesse continuado no Reino Unido e na França. O limite de 10 horas por mês permaneceu na função para todas as contas gratuitas com idade superior a seis meses;[62] enquanto a empresa anunciou também "continue ilimitado ouvindo gratuitamente" para usuários nos Estados Unidos.[63]

Em agosto de 2012, a Time relatou quatro milhões de assinantes,[64] produzindo, pelo menos,  20 milhões por mês em receita. A Goldman Sachs liderou a rodada de financiamento fechado em novembro de 2012, aumentando em torno de US$100 milhões e em uma avaliação de $3 bilhões.[65]

Em 19 de março de 2013, o Spotify removeu a restrição de executar cinco vezes uma música no Reino Unido.[66] Em 5 de abril de 2013, o Spotify lançou como atualizações de aplicativos, Mensagens e Navegar. As Mensagens podem ser enviadas a outros usuários e vistas no aplicativo de desktop. Navegar permite aos usuários encontrar listas de reprodução e paradas criadas por outros usuários usando filtros, como gênero, humor ou atividade.[67]

Em 16 de abril de 2013, o Spotify foi lançado na Apple App StoreGoogle Play Store e Windows Phone Store em Cingapura, Hong Kong, Malásia,[68] Estônia, Letônia, Lituânia, México e Islândia.[69] Após seu lançamento em abril de 2013, o single do Daft Punk, "Get Lucky", recebeu o maior número de execuções de qualquer single em um único dia.[70]

Em 11 de dezembro de 2013, Ek anunciou um recurso de streaming gratuito para usuários de iPhone e Android, permitindo-lhes fazer transmissão de artistas específicas e playlists em seus telefones.[71] Anteriormente, os usuários do Spotify se limitaram a ouvir estações de rádio semelhantes aos artistas ou playlists. Esta característica permitiu-lhes a reproduzir faixas embaralhadas de um artista específico ou lista de playlists. A atualização também incluiu novos recursos para usuários de tablets, o que lhes permitiu ouvir qualquer música a qualquer momento.[72]

"Get Lucky" esteve entre as dez músicas mais tocadas em dezembro de 2013. Outros artistas como AviciiRobin ThickeMacklemore & Ryan Lewis também foram destaques. Em sua revisão anual, a empresa de streaming revelou que 24 milhões de usuários ativos ouviram mais de 4,5 bilhões horas de música em 2013.[73][74]

Em 6 de março de 2014, o Spotify anunciou que tinha adquirido o The Echo Nest,[75] que também fornece dados a competidores do Spotify. Em 25 de março de 2014, o Spotify lançou uma campanha publicitária no Facebook, bem como a seu próprio aplicativo do promoção Spotify Premium for Students, com uma oferta de desconto para a sua assinatura mensal direcionada a estudantes universitários nos Estados Unidos.[76]

Em junho de 2014, o Spotify lançou uma nova API Web que permite que desenvolvedores de terceiros integrem o conteúdo do Spotify em seus próprios aplicativos.[77] O Spotify Web API é um serviço web baseado em princípios do REST que podem ser acessados por programas através do Protocolo de Transferência de Hipertexto. Ele retorna com os dados sobre álbuns, artistas, faixas, playlists e outros recursos do Spotify em formato JSON. Para acessar alguns conjuntos de dados sensíveis (como dados de perfil de usuário), os programas devem fornecer a autenticação de acesso OAuth com os seus pedidos.

Em 28 de janeiro de 2015, a Sony Computer Entertainment anunciou que daria ao Spotify o comando de seu novo serviço de música, chamado PlayStation Music.[78] O novo serviço foi lançado em 30 de março, substituindo o Music Unlimited.[79]

Em abril de 2015, o Spotify começou a levantar outra rodada de capital, atraindo a Goldman Sachs e um fundo soberano de Abu Dhabi.[80] Esta rodada de capital foi fechada em junho de 2015, levantando $526 milhões em uma captação de recursos que o valorizou em $8,53 bilhões.[81]

Em Junho de 2015, o Spotify adquiriu a Seed Scientific, empresa de consultoria científica de dados e análises.[82] O Spotify anunciou que a equipe da Seed Scientific conduziria uma unidade de análise avançada dentro da empresa focada no desenvolvimento de serviços de dados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARCAS E HISTÓRIAS: LOJAS AMERICANAS

MARCAS E HISTÓRIAS: IPIRANGA

MARCAS E HISTÓRIAS: GUARANÁ KUAT