MARCAS E HISTÓRIAS: PONTO FRIO
O nome "Ponto Frio" originou-se na tradução da marca estadunidense Coldspot, uma extinta marca de refrigeradores que era representada pelo Ponto Frio na época de sua fundação.[2]
A primeira loja da rede foi inaugurada em 1952, no centro do Rio de Janeiro (Rua Uruguaiana, n.º 134), e se tornou referência na venda de geladeiras e máquinas de costura importadas, além de fogões nacionais. O Pontofrio foi a primeira rede de eletrodomésticos a investir maciçamente em marketing e a veicular propagandas na televisão, iniciando suas campanhas ainda na década de 1950.[2]
A marca rompeu as fronteiras do Rio de Janeiro quando inaugurou sua primeira loja em Brasília, na década de 1970, dando início ao seu processo de expansão. Em seguida vieram os estados de Goiás e Minas Gerais. Em 1992, com a aquisição das “Casas Buri”, a rede fincou sua bandeira no Estado de São Paulo e na região Sul.[2]
Lançou seu site PontoFrio.com na internet em 1996, inicialmente para consultas sobre os produtos comercializados e informações corporativas, tornando-se um canal de vendas online a partir de 1997.
Em dezembro de 2007, após uma reestruturação organizacional, a acionista majoritária tentou vender a empresa, mas desistiu devido à queda do preço das ações. Em março de 2009, foi anunciada nova tentativa de venda. A intenção é vender o controle acionário e não realizar uma oferta pública de ações. A operação é coordenada pelo banco Goldman Sachs.[4]
Em 8 de junho de 2009, o GPA anunciou que fechou acordo com os acionistas da Globex para a compra do Ponto Frio.[5]
Em 12 de maio de 2010, o Centro de Distribuição do Ponto Frio localizado em Guarulhos, entra em chamas. O local que tem 31 mil metros quadrados, tinha 130 pessoas trabalhando no momento, mas todos foram retirados sem nenhum ferimento. O Centro de Distribuição atendia a 118 lojas do Ponto Frio, a rede varejista conta com mais 2 Centros de Distribuição. Ainda não se sabe a causa do incêndio.[6]
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