MARCAS E HISTÓRIAS: PHILIPS

Os alicerces daquela que viria a tornar-se uma das maiores empresas de eletrônica de todo o mundo foram lançados em Eindhoven, nos Países Baixos, em 1891 por Gerard Philips e seu pai Frederik Philips. Frederik, banqueiro de Zaltbommel, financiou a compra e a instalação de um prédio de fábrica vazio em Eindhoven, onde a empresa iniciou a produção de lâmpadas de filamento de carbono e outros produtos eletro-técnicos em 1892.

Com o desenvolvimento das novas tecnologias de iluminação e incentivo de pesquisa destinado a estudar fenômenos físicos e químicos e ao estimular a inovação dos produtos tornou os seus primeiros anos difíceis e quase a levaram à falência. Em 1895 os Philips trouxeram Anton, irmão mais novo de Gerard, que embora tivesse se formado em engenharia, Anton começou a trabalhar como representante de vendas; logo, no entanto, ele começou a contribuir com muitas idéias importantes de negócios. Com a chegada de Anton, os negócios da família começaram a se expandir rapidamente, resultando na fundação da Philips Metaalgloeilampfabriek NV (Philips Metal Filament Lamp Factory Ltd.) em Eindhoven em 1908, seguida em 1912, pela fundação da Philips Gloeilampenfabrieken NV (Philips Lightbulb Factories Ltd .). Depois que Gerard e Anton Philips mudaram seus negócios de família, fundando a empresa Philips, eles lançaram as bases para a multinacional de eletrônicos mais tarde.

Rádio Philips de 1931.

Já tinham sido criadas empresas de marketing nos Estados Unidos e na França, antes da Primeira Guerra Mundial, assim como na Bélgica, em 1919. Na década de 1920, assistiu-se a uma explosão no número de empresas desta área.

Nessa altura, a Philips começou a proteger suas inovações com patentes em áreas como os raios-X e a recepção de rádio, fato que marcou o início da diversificação da sua gama de produtos. Tendo introduzido um tubo de raios-X em 1918, a Philips envolveu-se nas primeiras experiências de televisão em 1925.

Começou a produzir rádios em 1927 e, em 1932, já tinha atingido 1 000 000 de unidades vendidas. Um ano mais tarde, a produção de válvulas de rádio chegou aos 100 000 000, tendo também iniciado a produção de equipamento médico de raios-X nos Estados Unidos.

Barbeador Philips

O primeiro barbeador elétrico da Philips foi lançado em 1939, momento em que a empresa já tinha 45 000 empregados em todo o mundo e um volume de vendas de 152 000 000 de florins. A ciência e a tecnologia sofreram uma enorme evolução nas décadas de 1940 e 1950, tendo a divisão de Pesquisa da Philips inventado as cabeças rotativas que conduziram ao desenvolvimento do barbeador elétrico Philishave, dando início a um extenso trabalho que, hoje, inclui o desenvolvimento dos transistores e circuitos integrados.

Nos anos 1960, estes progressos deram origem a importantes descobertas, tais como os CCDs (charge-coupled devices – dispositivos para acoplamento de cargas) e LOCOS (local oxidation of silicon - oxidação local de silício).

A Philips também teve uma contribuição muito importante no desenvolvimento da gravação, transmissão e reprodução de imagens televisivas, tendo o seu trabalho na área da pesquisa conduzido ao desenvolvimento do tubo de câmara de tevê Plumbicon, bem como ao aperfeiçoamento das substâncias fosforescentes destinadas a permitir imagem de melhor qualidade. Em 1963, introduziu o cassete de áudio compacto e, em 1965, produziu os seus primeiros circuitos integrados.

Ao longo da década de 1970, continuaram a ser apresentados novos produtos e ideias de grande relevância. A pesquisa na área da iluminação contribuiu para o aparecimento das novas lâmpadas PL e SL, que se destacam pela economia de energia. Ao mesmo tempo, o Philips Research lançou outras importantes novidades no processamento, armazenamento e transmissão de imagens, som e dados. Isso levou às invenções do disco óptico LaserVision, do CD e dos sistemas ópticos de telecomunicações.

Em 1972, a Philips criou a gravadora Polygram. Em 1974, adquiriu a Magnavox e em 1975 a Signetic, nos Estados Unidos. Nos anos 1980, as aquisições incluíram a empresa televisiva GTE Sylvania e a empresa de lâmpadas Westinghouse. Em 1983, a empresa fixou um marco tecnológico: a criação do CD. Outros marcos de referência foram, em 1984, os 100 milhões de unidades de televisores Philips produzidos e, em 1985, os 300 milhões de aparelhos elétricos de barbear Philishave.

década de 1990 trouxe alterações significativas para a Philips. A empresa levou a cabo um importante programa de reestruturação, com o objetivo de reconquistar uma posição forte.

A partir de 2014 a empresa dá início a uma remodelação estrutural, passando pela venda de seu departamentos de áudio e vídeo e de iluminação. Assim, a empresa focará apenas na produção de produtos de bem-estar e tecnologia médica.[3]

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