MARCAS E HISTÓRIAS: MTV

Muitos conceitos de programação televisiva de vídeos musicais já existiam desde os início da década de 1960.

Os Beatles usaram videoclipes para promover suas gravações inicialmente em meados da década de 1960. O uso criativo de videoclipes dentro de seu filme Os Reis do Iê, Iê, Iê em 1964, particularmente pela performance de "Can't Buy Me Love", levou a MTV décadas depois a honrar o diretor do filme, Richard Lester, com um prêmio por "praticamente inventar" o videoclipe.[8]

Em seu livro The Mason Williams FCC Rapport, o autor Mason Williams afirma que ele teve um ideia para a CBS para um programa de televisão que conta com um "vídeo-rádio", onde DJs tocariam peças de arte de vanguarda coma música no ar. A CBS cancelou a ideia, mas Williams estreou sua própria composição musical, "Classical Gas", no The Smothers Brothers Comedy Hour, onde ele foi o principal escritor.

Em 1970, o DJ radicado na Filadélfia Bob Whitney criou o The Now Explosion, uma série de televisão filmado em Atlanta e transmitida em syndication para outras estações de televisão locais ao redor dos Estados Unidos. A série, que mostra clipes promocionais de vários artistas populares, foi cancelado por seu distribuidor em 1971.

Muitos programas musicais também surgiram fora dos Estados Unidos, incluindo o australiano Countdown e o britânico Top of the Pops, que inicialmente exibiu videoclipes ao invés de performances de artistas que não estavam disponíveis para performances ao vivo, passando a apresenta-lo regularmente no começo dos anos 1970.

Em 1974, Gary Van Haas, vice-presidente da Televak Corporation, introduziu um conceito para distribuir um canal de videoclipes em lojas de discos em todo os Estados Unidos, e promoveu o canal, Music Video TV, para distribuidores e varejistas na publicação de maio de 1974 da Billboard.[9][10] O canal, que mostrava DJs no vídeo, entrou em acordo com a US Cable para expandir sua audiência do varejo para a televisão a cabo. O serviço não existia mais quando a MTV foi lançada em 1981.

Pré-história (1977–1981)

A pré-história da MTV começa em 1977, quando a Warner Cable (uma divisão da Warner Communications da Warner Bros.), um antecessor da Warner-Amex Satellite Entertainment (WASEC) lança o primeiro sistema bidirecional interativo de televisão a cabo, QUBE, em Columbus, Ohio. O sistema QUBE oferecia diversos canais segmentados. Um desses canais segmentados era o Sight On Sound, um canal de música que apresentava concertos filmados e programas orientados para a música; com o serviço QUBE, os telespectadores podiam votar em seus sons e artistas favoritos.

O formato original da programação da MTV foi criado pelo executivo de mídia Robert W. Pittman, que mais tarde iria se tornar o diretor executivo (CEO) da MTV Networks.[11] Pittman testou o formato musical apresentado um programa de 15 minutos, Album Tracks, no canal de televisão WNBC da Cidade de Nova Iorque no final dos anos de 1970.

O chefe de Pittman, o executivo vice-presidente John Lack da WASEC, foi guiado pelo PopClips, uma série de televisão criada por Michael Nesmith, ex-integrante do The Monkees, cuja atenção se voltou para o formato de videoclipes no final da década de 1970.[12] A inspiração para o PopClips veio de um programa similar da rede de televisão da Nova Zelândia TVNZRadio with Pictures, que estreou em 1976. O conceito em si existe desde 1966, quando as maiores gravadoras começam a preencher a New Zealand Broadcasting Corporation com clipes musicais promocionais para tocar no ar sem custo (muitos artistas fizeram longas viagens para aparecer ao vivo na Nova Zelândia).

Estreia da Music Television

No sábado, dia 1° de agosto de 1981, ao meio-dia do horário oriental dos Estados Unidos, a MTV foi lançada com as seguintes palavras “Damas e cavalheiros, rock and roll” ditas por John Lack, em cima das cenas da contagem regressiva do lançamento do primeiro ônibus espacial de Colúmbia, que aconteceu no começo do ano, e o lançamento do Apollo 11. Essas palavras foram logo seguidas pelo tema sonoro original da MTV, uma canção de crunching rock composta por Jonathan Elias e John Petersen, sob as imagens do pouso do Apollo 11 na Lua, com uma bandeira apresentando o logotipo da MTV se alterando em várias cores, texturas e designs. Os produtores da MTV Alan Goodman and Fred Seibert usaram essa sequência de imagem de domínio público como um conceito. Seibert disse que inicialmente foi planeado usar a citação “One small step” de Neil Armstrong, mas os advogados lhe disseram que Armstrong é o dono desse nome e seus semelhantes, e por causa da recusa de Armstrong, a citação foi substituído por um som de bip.

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