MARCAS E HISTÓRIAS: AMAZON
Jeff Bezos fundou a Amazon em julho de 1994. Ele escolheu Seattle por causa do talento técnico, já que a Microsoft está localizada lá.[11] Em maio de 1997, a organização tornou-se pública. A empresa começou a vender músicas e vídeos em 1998, quando começou a operar internacionalmente, adquirindo vendedores online de livros no Reino Unido e na Alemanha. No ano seguinte, a organização também vendeu videogames, eletrônicos de consumo, itens de limpeza, software, jogos, brinquedos e, muitos outros.
Em 2002, a empresa iniciou a Amazon Web Services (AWS), que forneceu dados sobre popularidade do site, padrões de tráfego na Internet e outras estatísticas para profissionais de marketing e desenvolvedores. Em 2006, a organização cresceu seu portfólio AWS quando foram disponibilizados a Elastic Compute Cloud (EC2), que aluga o poder de processamento de computadores, e o Simple Storage Service (S3), que aluga armazenamento de dados via Internet. No mesmo ano, a empresa iniciou o Fulfillment by Amazon, que gerenciava o inventário de pessoas físicas e pequenas empresas que vendiam seus pertences através do site da empresa. Em 2012, a Amazon comprou a Kiva Systems para automatizar seu negócio de gestão de estoques, e adquiriu a rede de supermercados Whole Foods Market cinco anos depois, em 2017.[12]
Em 2018, foi a 2.ª empresa do mundo (a 1.ª foi a Apple) a atingir a marca de US$ 1 trilhão de valor de mercado.[13] Em 2019, a Amazon se tornou a empresa mais valiosa do mundo, ultrapassando a Microsoft.[14]
Amazon no Brasil
No dia 18 de outubro de 2017, deu um grande passo no território brasileiro, iniciando as vendas de eletrônicos no país. Especialistas afirmam que os investimentos da empresa são graduais, tendo em vista suas decisões, como a aquisição da rede de supermercados Whole Foods e parcerias no México.[15]
Porém com uma reviravolta nos "negócios", a empresa conseguiu antecipar esse prazo em 6 meses, e no dia 6 de Dezembro de 2012, a Amazon.com foi "ao ar" sob o domínio .com.br.[16] O visual do site segue o mesmo padrão da versão norte-americana da loja, mas com todos os textos escritos em português brasileiro. Nesse primeiro momento, ela ainda não comercializava nada além do Kindle e de algumas dezenas de edições de e-books.[17] Pouco depois esse número subiu para 13 mil livros digitais e em 2014 eram 35 mil, alcançando a marca de 2 milhões de e-books se forem contados os livros em língua estrangeira.[18]
Em 21 de agosto de 2014, a Amazon começou a vender em seu site brasileiro livros físicos, marcando o início de uma nova fase da atuação da empresa no Brasil.[19]
Em 18 de Outubro de 2017 a Amazon começou a vender smartphone, jogos e outros eletrônicos.[20]
Em 17 de novembro de 2017 começou a vender produtos para casa e cozinha[21] e em 11 de janeiro de 2018 a vender produtos de escritório e materiais escolares.[22]
Em 22 de janeiro de 2019 a Amazon abriu seu centro de distribuição em Cajamar[23]
Em 12 de dezembro de 2019 a Amazon abriu seu centro de distribuição em Cabo de Santo Agostinho[24]
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